Menstruação presa é um perigo: causas e tratamentos para este mal

PUBLICIDADE

O termo ‘menstruação retida’ soa de forma assustadora aos ouvidos das mulheres, e de fato o é, pois pode resultar em muitos sintomas indesejados e dolorosos no corpo feminino. Saiba que, para esta condição, existem alguns tipos de tratamentos e o quadro pode ser revertido, desde que a mulher busque ajuda médica o quanto antes.

De acordo com o ginecologista Pedro Dória, do Hospital Nove de Julho, o ciclo menstrual retido significa que o endométrio da mulher foi descamado, mas o sangue resultante desse processo não conseguiu sair do corpo por algum motivo.

Grande parte das condições que causam a menstruação retida é de ordem congênita, ou seja, acompanham a mulher desde o seu nascimento. O problema em si, geralmente, é detectado no período da primeira menstruação, em torno dos 11 aos 13 anos, quando a adolescente começa a sentir fortes dores pélvicas constantes, mas não existe sinal algum de sangramento.

Em alguns casos ainda mais raros, o ciclo retido pode ocorrer na vida adulta da mulher por culpa de alguma obstrução no canal de saída do útero, geralmente, por algum objeto que obstruiu a passagem. Neste caso, com o exame adequado, o médico poderá comprovar a suspeita e ajudar a solucionar o problema.

Os sintomas do ciclo menstrual retido são iguais ao de uma TPM comum, porém, não passam dessa etapa. São esses: dores de cabeça intensas, surgimento de acne, crescimento de pelos pelo corpo, sensibilidade nos seios e em outras partes do corpo, como por exemplo, quadris, pernas, e fortes cólicas abdominais.

Se tal desordem for causada por fatores congênitos, os ginecologistas indicarão um tratamento à base de hormônios, cirurgia ou ambos. Em caso de doença sistêmica que pode afetar vários órgãos, o tratamento da mesma tende a normalizar o ciclo menstrual retido.