Guerra nuclear acabará com o mundo em breve? Especialistas acham que sim; saiba o motivo

PUBLICIDADE

Ultimamente, vários acordos que tratavam do controle de armas atômicas começaram a se desfazerem e ainda tem o fato de que grandes potências nucleares estão deixando claro que são inimigas. Tudo isso vem deixando especialistas do mundo todo preocupados com a possibilidade de uma guerra nuclear, o que praticamente poderia acabar com a vida na Terra.

Igor Ivanov, ex-ministro das Relações Exteriores da Rússia, é um dos que estão preocupados com esta questão. Ele comentou: “Estamos caminhando em um campo minado e não sabemos de onde virá a explosão“. Ele participou da Conferência sobre Política Nuclear, em Washington, e procurou alertar a todos para o risco que o mundo está correndo.

O ex-senador americano, Sam Nunn, disse que os Estados Unidos, a Rússia e também a China precisam trabalhar em conjunto para impedir que as futuras gerações vivam um pesadelo.

O tratado das forças nucleares de alcance intermediário está virando um caos e não é mais apoiado pela Rússia, e muito menos pelos Estados Unidos. Donald Trump acusa os russos de quebrarem o acordo, só que Vladimir Putin nega tudo e, enquanto isso, o clima vai ficando cada vez mais tenso.

Emily Haber, embaixadora da Alemanha nos Estados Unidos, acha que está havendo uma ‘erosão do sistema de regras’ e criticou tanto o governo de Donald Trump, como também as provocações que Putin tem feito.

Especialistas acreditam que além das antigas ameaças, há algo novo e muito perigoso se aproximando, como a militarização do espaço, mísseis hipersônicos, inteligência artificial e outros riscos para a humanidade. Sam Nunn disse que pode haver uma guerra até por engano, por exemplo, se acontecer um simples erro de cálculo.

Antigas inimizades entre países estão voltando e como os tratados estão sendo abandonados, vai crescendo a possibilidade de uma guerra nuclear, o que colocaria um fim na vida em nosso planeta.