Bolsonaro se reúne com 7 presidentes e toma decisão histórica

PUBLICIDADE

O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, está fazendo diversas viagens pelo mundo. Tudo para representar o Brasil em grandes primeiros acordos internacionais. Depois de ir aos Estados Unidos da América, o presidente brasileiro está no Chile.

No Chile, não somente Bolsonaro, mas outros sete presidentes da América do Sul se reuniram. Uma foto foi tirada, cada um atrás de sua bandeira e com a mão direita levantada. A união teve um acordo, derrubar a UNASUL.

A UNASUL havia sido criada na época do ex-presidente Lula e também de Hugo Chávez, que hoje foi substituído por Maduro, na Venezuela. No entanto, Bolsonaro e outros presidentes assinaram o documento para a criação do PROSUL, que substuirá a antiga união.

Os presidentes que estavam presentes, além de Bolsonaro, eram Mauricio Macri (Argentina), Sebastian Piñera  (Chile), Mario Abdo Benítez (Paraguai), Iván Duque Márquez (Colômbia), Lenín Moreno (Equador), Martín Vizcarra (Peru) e George Talbot (embaixador da Guiana Francesa).

A decisão é histórica, pois derruba uma organização internacional que estava desde 2008, ou seja, já eram mais de dez anos funcionando. O objetivo é demonstrar o início de novos tempos.

Represálias

Por outro lado, por mais que pareça tudo bem no Chile, Bolsonaro vem sofrendo com represálias no Brasil. O deputado federal e presidente da Câmara, Rodrigo Maia, se retirou da articulação da Reforma da Previdência e complicou o processo.

O presidente afirmou que não fez nada para que Maia se retirasse e tenta articular uma aprovação na Câmara dos Deputados.