Professor exibe imagem de Jair Bolsonaro e Donald Trump na cama e acaba pagando caro

PUBLICIDADE

Um professor resolveu usar uma charge mostrando Jair Bolsonaro e Donald Trump na cama em uma de suas aulas e acabou sendo afastado. Ele dá aula em um colégio em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, e exibiu a ilustração para ironizar a relação do presidente brasileiro com o dos Estados Unidos.

A imagem de Bolsonaro e Trump na cama foi utilizada durante uma aula de Português para alunos do 3º ano do Ensino Médio; e fazia parte de uma atividade, em que a classe precisava identificar ‘humor’ e ‘ironia’, além de comentarem a respeito.

O professor disse que sempre usou charges em suas aulas e que desta vez ele apenas queria mostrar a ironia e o humor para seus alunos e mostrou como esta possível detectar esses aspectos.

“Temas como a relação de Bolsonaro com Trump, a Venezuela, estão em voga, então pedi que alunos fizessem uma análise da charge”, alegou o professor, explicando ainda que não há nenhuma doutrinação e que todos tinham liberdade para se posicionarem como quisessem a respeito do conteúdo.

Ele dá aula há mais de 15 anos e disse que ficou sabendo por telefone que estava sendo afastado do cargo; e que o pedido partiu do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel. Depois, quando foi à Coordenadoria Regional de Educação, eles disseram apenas que eram ‘ordens superiores’ e que a decisão foi tomada para ‘acalmar os ânimos’.

A Secretaria de Estado de Educação divulgou um comunicado, confirmando o afastamento do professor e que será aberta uma sindicância para apurar o ocorrido. A previsão é de que a suspensão dure até que a sindicância seja concluída, sendo que outro professor já está sendo escalado para ocupar a vaga, temporariamente. Só não ficou claro se a remuneração do professor afastado continuará sendo feita ou se ele também ficará sem receber o salário.