in

Esses 3 tratamentos caseiros eliminam o tártaro e previnem cáries

Divulgação / Melhor com saúde
Publicidade

O sorriso é o cartão de visita de qualquer pessoa, por isso é essencial que os dentes estejam bem cuidados, limpos, brancos, alinhados, e, principalmente, sem tártaro e sem placa bacteriana. A limpeza da boca não é apenas uma questão estética, mas sim higiênica. Quando os dentes não são limpos corretamente, eles ficam amarelados, marrons, causam mal cheiro e cáries. O acúmulo de tártaro, por exemplo, pode gerar sangramentos na gengiva e infecções.

O recomendado é escovar os dentes 3 x ao dia. Fazer uma escovação perfeita é importante para manter a higiene bucal. Mas infelizmente não é suficiente, com o tempo, o tártaro vai se acumulando entre os dentes e calcificando, formando aquela casca amarelada que, por mais que a pessoa escove, o aspecto é sempre ‘sujo’.

Dentes com acúmulo de tártaro e placa bacteriana criam um ambiente perfeito para proliferação de germes, bactérias, cáries e outras complicações como: gengivite, infecções e sangramentos na gengiva. Uma vez calcificado o tártaro, fica difícil até mesmo de usar o fio dental, visto que a calcificação impede a passagem livre do fio para a limpeza adequada.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

O tártaro se trata de uma substância que calcifica sobre os dentes, ele é formado de resíduos dos alimentos, dos sais minerais e demais resíduos que ficam na boca, como a nicotina. Uma vez calcificado é muito difícil de removê-lo. Por essa razão é importante a prevenção e a limpeza constante dos dentes. 

3 tratamentos alternativos para a limpeza e eliminação do tártaro 

Bicarbonato de sódio e óleo de coco. Essa mistura é excelente para limpeza e clareamento dos dentes, isso graças a concentração microbiana que a mistura oferece. Ela não pode ser utilizada com muita frequência, recomenda-se 1 x por mês. Entretanto, além de prevenir a formação do tártaro, ela limpa os dentes com profundidade, removendo esses resíduos e higienizando toda a boca. 

Como fazer:  ½ colher de chá de bicarbonato de sódio (2g)
; 1 colher de sopa de óleo de coco (15g); 3 gotas de óleo essencial de hortelã. Misture todos os ingredientes até obter uma pasta homogênea e aplique sobre os dentes fazendo movimentos circulares com a escova de dente. Depois enxague como de costume e use o flúor. Essa receita pode ser utilizada durante 7 dias seguidos e depois somente 1 x por mês para a manutenção da limpeza. 

Levedura de cerveja. Com propriedades adstringentes e anti-bacterianas, a mistura feita de sal e levedura ajuda a limpar os dentes, remover o tártaro acumulado e atua na prevenção de caries também. Importante não usar essas técnicas com frequência. O sal se usado com muita frequência pode danificar o esmalte dos dentes. 

Como fazer: 1 colher de sopa de levedura de cerveja (15 g)
; ½ colher de chá de sal (2 g); Água (quantidade necessária). Basta misturar todos os ingredientes, use a água para dar consistência ao creme e depois coloque uma quantidade sobre a escova, lave a boca com movimentos circulares e enxague. Esse tratamento pode ser feito por 7 dias e depois apenas 1 x por mês para manutenção. 

Último tratamento é o de carvão ativado orgânico. Apesar do aspecto preto, vale ressaltar que esse é o melhor tratamento que existe para remover o tártaro e o amarelo dos dentes. Seus compostos ativos removem os resíduos sem afetar o esmalte dos dentes e também previnem a formação da placa bacteriana.

A aplicação e limpeza é bem simples, você vai precisar de uma cápsula de carvão ativado orgânico, e um pouco de água para umedecer e deixá-la pastosa, depois basta aplicar e massagear os dentes com a ajuda da escova de dente. Importante: para esse tratamento só serve o carvão orgânico. Enxague e pronto. Essa alternativa pode ser utilizada por 10 dias seguidos e pois 1 x a cada 15 dias.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Priscilla Rodighiero

Escrito por Priscilla Rodighiero

Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá, amante da escrita e do conhecimento, redatora de profissão, poetiza e escritora, mãe, esposa e serva do Senhor.