Moradores de Barão de Cocais passam a noite acordados, barragem da Vale poderá romper

PUBLICIDADE

No dia 8 de fevereiro, as sirenes tocaram em Barão de Cocais e os moradores deixaram suas casas com medo de que a barragem da Vale pudesse romper. Na noite desta última sexta-feira (22), mais uma vez foi emitido o alerta sonoro e todo mundo saiu correndo temendo o pior.

A noite foi longa para estes moradores, que precisaram passar horas ao relento, esperando a tragédia acontecer a qualquer momento. O pior é que o rio São João subiu muito por causa das fortes chuvas, agravando ainda mais a situação, centenas de pessoas precisaram sair de casa por causa do risco de rompimento da Barragem Sul Superior, da mina Gongo Soco.

A Agência Nacional de Mineração confirmou que a estrutura da barragem passou de nível 2 para o 3, isso significa ‘rompimento ou risco eminente de romper’. Muitas pessoas tiveram a vida completamente alterada, pois passam a noite acordadas em vigília e no outro dia precisam trabalhar, a situação é desesperadora.

A Vale divulgou um comunicado, informando que tomou esta medida como forma de prevenção, após uma auditoria independente constatar que a situação era crítica. Moradores das comunidades de Tabuleiro, Socorro e Piteiras também precisaram ser retirados de suas residências, são dezenas de famílias atingidas pelo problema.

Décio Geraldo dos Santos, prefeito de Barão de Cocais, informou na noite desta última sexta-feira (22), que por enquanto não há motivo para pânico na área secundária e que, apesar de não ter acontecido o rompimento da barragem, será preciso ficar em alerta máximo.

Esta barragem em Barão de Cocais foi construída por um método ultrapassado, que não oferece segurança e é uma das que a Vale pretende eliminar. A mineradora construiu esta barragem usando o mesmo método da de Mariana e de Brumadinho, que romperam e fizeram muitas vítimas.