Vídeo: barragem em Barão de Cocais pode romper; veja como está a situação na manhã de hoje

PUBLICIDADE

Continua tensa a situação em Barão de Cocais, Minas Gerais, e os moradores estão sendo retirados na manhã deste sábado (23) da área de perigo. As sirenes foram acionadas tão logo se percebeu o risco de rompimento da barragem e esta foi a segunda vez que isto aconteceu em pouco mais de um mês.

A Vale decidiu passar para alerta máximo o risco de rompimento na noite desta última sexta-feira (22), nas proximidades da barragem Sul Superior, da mina Gongo Soco. No dia 8 de fevereiro, os moradores deixaram suas casas, depois retornaram; e agora tiveram que sair correndo mais uma vez.

Felizmente, a barragem não rompeu e foi uma medida preventiva, mas infelizmente é grande o risco de que venha a romper e muitas famílias estão sem saber o que irão fazer.

A mineradora já divulgou uma nota, confirmando que a situação é crítica e por isso acionou o protocole para início do nível 3 do Plano de Ação de Emergência. Foi feita uma vistoria técnica por um auditor independente e ele constatou que a estrutura da barragem estava em condições críticas de estabilidade e apontou inclusive a possibilidade de liquefação; porém a Vale assegurou que não existe possibilidade de rompimento, mas ninguém se sente seguro para retornar às suas casas.

A Coordenadoria de Defesa Civil do estado informou, que neste domingo ou mais tardar na segunda-feira, deverá ser feito um treinamento de resgate. Caso a barragem em Barão de Cocais venha a romper realmente, os rejeitos demorariam cerca de 1 hora e 10 minutos para atingirem as primeiras casas, colocando em risco a vida de 3 mil pessoas aproximadamente.