Urgente! Sirene de barragem da Vale em MG toca e alerta para risco iminente de rompimento

PUBLICIDADE

Na noite desta sexta-feira (22), mais uma barragem da Vale entrou em alerta máximo de risco de rompimento, em Barão de Cocais, em Minas Gerais. As sirenes instaladas na região para alertar os moradores foram acionadas. Esta é a segunda vez que as sirenes da região foram acionadas em um periodo pouco maior que um mês.

De acordo com Mardem Chaves, o secretário de comunicação da cidade, o nível de segurança da barragem foi alterado de 2 para 3. O próprio secretário afirmou que apesar do grande susto não houve rompimento.

Em nota, a empresa Vale informou que a medida tomada é tida como unicamente de prevenção e foi tomada logo após uma auditoria classificar as condições da barragem como “condição crítica de estabilidade”.

A prefeitura de Barão de Cocais informou que partiu da Agência Nacional de Mineração a orientação para que o nível de alerta da barragem passasse de 2 para 3. Pela classificação da agência, o nível 3 indica “rompimento ou risco iminente de romper”.

Os moradores da área próxima à barragem já haviam sido evacuados de suas casas no dia 8 de fevereiro, após as sirenes serem acionadas indicando o risco de rompimento pela primeira vez. Na ocasião, cerca de 452 pessoas foram afetadas e precisaram ser levadas para hotéis em cidades vizinhas à região.

A Tropa de Choque e a Defesa Civil foram enviadas para a cidade e estarão aptas ao trabalho, caso pessoas que morar em uma área secundária também precisem ser retiradas de suas casas. De acordo com a Defesa Civil, no local, chamado zona de autossalvamento, será feito um treinamento de evacuação neste final de semana.

A barragem em questão está entre as dez que a empresa de mineração pretende eliminar e foi construída pelo mesmo método que a barragem de Brumadinho, o chamado “alteamento a montante”.