Whatsapp terá nova função para controle de mensagens encaminhadas; confira a novidade

PUBLICIDADE

A onda de fake news ocorrida no último ano fez com que a empresa responsável pelo aplicativo de mensagens instantâneas Whatsapp investisse pesado na transparência a respeito da procedência do conteúdo que circula dentro da plataforma.

Pensando em se aprofundar ainda mais no assunto, o aplicativo poderá passar a oferecer maiores informações a respeito das mensagens que são encaminhadas dentro da plataforma usando duas novas funcionalidades ainda em teste, a “Forwarding Info” e “Frequently Forwarded”.

“Forwarding Info” será a ferramente usada para verificar quantas vezes uma mensagem que você enviou a alguém foi encaminhada. Os dados serão exibidos na opção “Informação da mensagem”, acessado quando o usuário clica e segura em cima da mensagem e seleciona a opção de dados da mensagem.

O recurso só funcionará nas mensagem que foram enviadas por você mesmo para outros usuários, mas caso queira saber mais sobre as mensagens que são enviadas para você, basta que você encaminhe a mesma mensagem para outro número que você tenha acesso e então realizar o mesmo procedimento.

Já a ferramenta “Frequently Forwarded” será a maneira com a qual a plataforma sinalizará que o material já foi encaminhado diversas vezes exibindo ao menos quatro vezes em que o encaminhamento ocorreu. Porém, essa notificação não deve dar o número exato de quantas vezes a reutilização da mensagem aconteceu.

Com essas duas ferramentas o WhatsApp tenta mostrar ao usuário um pouco mais sobre a procedência do conteúdo que ele recebe e passa pra frente dentro da plataforma. Por enquanto, não há previsão para o lançamento e nem mesmo a distribuição das novas funcionalidades.