Doença temida pelos brasileiros se espalha novamente e alerta é emitido pelo estado

PUBLICIDADE

O estado de São Paulo já registra apenas nesse começo de 2019, o dobro do total do número de mortes por dengue no ano de 2018. O surto da doença fez com que as cidades até mesmo deixassem de fazer os exames necessários para diagnosticar a doença.

Enquanto no ano de 2018 foram registradas 10 mortes no estado, somente no primeiro semestre do ano de 2019 já foram registrados ao menos 21 óbitos. A tendência é que esse número deva crescer ainda mais com os casos suspeitos que ainda seguem em investigação.

Neste ano, até o mês de março, 34.785 casos de contágio foram registrados no estado de São Paulo, enquanto no ano passado inteiro, foram 13.894 registros de contágios da doença.

Mesmo que o atual cenário do estado seja pior se comparado ao de 2018, ainda esta longe de ser o mais grave que o estado já vivenciou nos últimos anos. Em 2015, 657.903 casos foram confirmados no estado, sendo 370.459 deles somente de janeiro a março.

Neste primeiro trimestre de 2019, o pior cenário da doença está sendo registrado na cidade de Bauru, que sozinha já registrou 10 mortes e está com outras 9 aguardando analise laboratorial do instituto Adolfo Lutz para confirmar se as mortes foram ou não causadas pela dengue.

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Normalmente a primeira manifestação do contágio por dengue é febre alta, 39º a 40ºC, que geralmente dura de 2 a 7 dias acompanhada de dor de cabeça, dores nas articulações, fraqueza, dor atrás dos olhos e coceiras na pele. A forma grave da doença inclui a dor abdominal muito forte e contínua. Em sua fase febril a dengue pode ser dificil de ser detectada, mas aconselha-se a procurar um posto de saúde em caso de mínima suspeita da doença.