Segundo especialista, esses são 5 sintomas que os pais jamais devem ignorar em seus filhos

PUBLICIDADE

Os pais devem sempre ficar atentos aos sinais que os filhos emitem quando estão com algum problema de saúde. Um simples nariz escorrendo ou um arranhãozinho no joelho pode evoluir para um problema mais complicado, principalmente com as crianças menores que ainda não conseguem falar o que realmente estão sentindo.

Por isso, é de grande importância que os pais analisem os sintomas apresentados pelos pequenos. Confira abaixo cinco sintomas que, de acordo com o pediatra Francisco Lembo Neto, não devem ser ignorados pelos pais.

Estado geral

Os pais devem ficar atentos a alguns detalhes, como por exemplo, se a criança apresenta perda de apetite e indisposição para as atividades diárias. Quando a criança não quer brincar e nem comer, é importante investigar o motivo da falta de disposição.

Febre

Apesar de assustar a maioria dos pais, a febre é um sinal de que o sistema imunológico está se defendendo, sendo o primeiro sintoma de muitas enfermidades, por isso merece atenção.

Vômito e diarreia

Esses sintomas causam bastante mal-estar e podem provocar desidratação na criança. A primeira desconfiança sempre é uma intoxicação alimentar ou virose. Assim que perceber o problema, ofereça bastante líquido para a criança e procure ajuda médica.

Dor de cabeça persistente

De acordo com o especialista, dor de cabeça comum passam após algumas horas de sono, porém, as mais graves não. “Se a criança deixa de fazer qualquer atividade por causa da dor, ela já é considerada grave”, afirma o médico. Caso a dor persista por mais de duas horas, procure o pediatra.

Falta de ar

Caso apareça após a realização de uma atividade física e a criança logo se recupera, não existe motivo para preocupação. No entanto, se a frequência respiratória ficar irregular sem motivo, melhor procurar ajuda médica. Dificuldade respiratória pode ser sintoma de gripe, dor de garganta, pneumonia e até mesmo asma.