Médico brasileiro elabora vacina contra rinite e explica onde encontrá-la

PUBLICIDADE

Um estudo realizado pelo médico otorrinolaringologista, Edmir Américo Lourenço, professor na Faculdade de Medicina de Jundiaí – SP, finalmente trouxe uma esperança para os pacientes que sofrem de rinite alérgica sazonal e perene.

O médico selecionou um grupo de 281 pacientes para participarem do estudo clínico, que foi divulgado em 2016, na revista brasileira, editada em inglês, “International Archives of Otorhinolaryngology”; que evidencia os resultados dos estudos da área de otorrinolaringologia.

Vale ressaltar que, antes da aplicação da vacina, o paciente deve se submeter aos dois principais exames para confirmar o diagnóstico da rinite alérgica: o teste cutâneo que é realizado na própria pele do paciente e o RAST – que é um exame de sangue capaz de identificar a força do agente causador da alergia no organismo, que será classificado na escala de negativo, leve, moderado ou forte.

Cada vacina será desenvolvida de acordo com o resultado dos testes para o agente alérgico responsável pela resposta histamínica exagerada no corpo. De acordo com o estudo, o tempo de tratamento, ou seja, da aplicação da vacina terá a duração de um ano e dois meses, de forma lenta e gradual para que o paciente não seja vítima de uma reação alérgica demasiada.

O resultado esperado do tratamento é a redução de aproximadamente 79% dos sintomas que são os espirros, a coceira, o congestionamento nasal e a coriza.

Atualmente o tratamento está disponível somente em clínicas particulares. O custo é de um pouco mais de R$ 1.500,00. O médico destaca que o paciente poderá ter uma boa qualidade de vida desde que faça o tratamento de forma correta, ou seja, o mesmo terá que comparecer em todas as etapas da aplicação.