Consulado Russo sofre ataque com granada em Atenas, na Grécia

Dois homens em cima de uma motocicleta atiraram uma granada contra o consulado.

PUBLICIDADE

Na manhã dessa sexta-feira (22), dois homens em cima de uma motocicleta, lançaram uma granada contra o consulado russo em Atenas. Segundo a polícia, ninguém ficou ferido, mas pequenos danos foram causados na base do consulado russo.

Depois do ocorrido, não houve reivindicação imediata de responsabilidade pelo ataque contra o consulado em Chalandri, um subúrbio da cidade de Atenas.

A polícia fez o isolamento da área para realizar algumas investigações. O dispositivo explodiu debaixo da cabine de segurança no complexo do consulado, mas foi considerado de baixa densidade.

Um porta-voz da polícia confirmou em entrevista a Reuters o mesmo que já havia sido dito pelos agentes: “O dano material foi pequeno e não houve feridos”. O Ministério de Exteriores da Grécia também se pronunciou sobre o incidente, alegando que repudiam qualquer tipo de violência ou ataque.

“Nossos tradicionais e seculares laços de amizade e cooperação com a Rússia não serão afetados por tais atos ilegais e totalmente condenáveis”., diz o comunicado. Ataques desse tipo já se tornaram frequentes no país, que tem em seu currículo uma longa história de violência política.

Logo após o ocorrido, uma motocicleta queimada foi encontrada no distrito de Exarchia, no centro de Atenas. A polícia está estudando a hipótese de que ela tenha sido usada pelos agressores que dispararam a granada contra o consulado russo.

No ano de 2016, um segurança acabou ficando ferido durante um ataque semelhante a esse. Na ocasião, havia acontecido na embaixada francesa, que também fica localizada no centro de Atena.