Gravidez de mulher baixinha é diferente; entenda o que diz o estudo

PUBLICIDADE

O parto é um momento único na vida de cada mulher. O momento em que a mulher traz a vida a um pequeno ser frágil e indefeso que precisará de todo carinho, amor e proteção na mamãe. Mas todas as gestações trazem as mesmas experimentações para todas as mulheres?

Diversos fatores fazem com que cada etapa da gestação seja uma experiência única para cada mulher. Por outro lado, existem também experiências que são familiares a todas as mulheres ou a grupos com características em comum, como a altura.

Sim, ao que tudo indica, alguém se dispôs a estudar e analisar criteriosamente as experiências da gestação em mulheres baixinhas. O responsável pela publicação do estudo é o Journal Of Obstetrics and Gynecology.

A pesquisa demonstrou que mulheres baixinhas compartilham de uma experiência em comum na gravidez. Mais especificamente, as mães com altura menor que 1,65m tiveram gestações mais curtas do que as mais altas em cerca de 0,6 ou 0,7 semanas. Essas mamães também têm maior tendência a experimentarem nascimentos prematuros.

De acordo com os estudiosos responsáveis pela pesquisa, esses e outros padrões observados pelo estudo são estimativas e descrevem apenas tendências. Toda e qualquer variação está totalmente dentro das possibilidades do processo gestacional.

O fato é que nem mesmo os cientistas podem dizer com precisão o que determina o tempo gestacional ou o que de fato desencadeia o trabalho de parto, mas, sim, existem padrões que são estudados para uma melhor avaliação do processo de gestação.