Milhares de celulares serão bloqueados a partir deste domingo; veja se o seu corre risco

PUBLICIDADE

São Paulo e 14 outros estados estarão bloqueando milhares de celulares piratas a partir deste domingo, dia 24 de março, e quem não tem um aparelho regularizado já deve começar a se preocupar porque não conseguirá mais utilizá-lo.

A Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, estará colocando em prática a fase final do seu programa de combate a aparelhos não certificados, como aqueles que foram roubados e os donos informaram as autoridades, além dos celulares que tiveram o IMEI adulterado.

Além de São Paulo, os estados em que estes celulares estarão sendo bloqueados, são: Amapá, Alagoas, Bahia, Amazonas, Maranhão, Ceará, Paraíba, Minas Gerais, Piauí, Pará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Roraima e em Sergipe. Nestes estados, os celulares irregulares receberão notificações desde o dia 7 de janeiro, por isso, todo mundo teve tempo de sobra para ver o que iria fazer.

A Anatel identificou até no mês passado, mais de 50 mil celulares piratas só em São Paulo e este processo de bloqueio poderá demorar mais de dois meses após o aparelho ser identificado. Até hoje já são mais de 240 mil celulares bloqueados em todo país.

Segundo a Anatel, aparelhos piratas podem fazer mal à saúde dos usuários, pois não têm nenhuma garantia quanto ao limite de radiações eletromagnéticas que emitem, além de ter grande quantidade de cádmio e chumbo, além de estarem sujeitos a explosões. Outro objetivo deste programa é coibir o comércio de celular furtado no Brasil.

Quem tiver alguma dúvida, pode acessar o site que a Anatel criou exclusivamente para este programa.