Pamonha cremosa: receita feita no liquidificador, simples, rápida, sem sujeira e sem palha

PUBLICIDADE

Pamonha é delicioso a qualquer hora do dia. Salgada com queijo, doce com goiabada, ou até mesmo a pamonha simples, todos gostam, é sempre bem vinda, é nutriente, e dá muita energia para vencer a jornada.

Mas, como a maioria sabe, a pamonha é um prato que precisa de tempo e paciência para fazer, pois é preciso fazer colheita do milho, limpeza das espigas, ralar e extrair o leite do grão, preparar a palha, e depois embalar o liquido na palha para assar. Todo esse processo dura quase um dia inteiro, trabalhando duro para ter aqueles saquinhos de pamonha perfumados e saborosos no prato.

A boa notícia é que existem outros meios de fazer pamonha, de um modo mais simples e prático, rápido, econômico e sem sujeira na cozinha. A receita de hoje é um exemplo que é possível ter pamonha em casa sem aquele trabalhão.

Uma massa simples, feita com milho da latinha, que é assada no forno comum, com o mesmo sabor, o mesmo perfume e com a mesma qualidade da pamonha original. Uma receita perfeita para ser servida com um bom café passado na hora e na companhia daqueles que amamos. 

Como fazer

Você vai precisa:  2 latinhas de milho verde; 200 ml de leite de coco; 2 xícaras de açúcar; 4 ovos; 1 pacote de 100g de queijo parmesão ralado; 4 colheres (sopa) de farinha de trigo; 1 colher (sopa) de fermento em pó (royal).

Preparo, no liquidificador junte toda a parte liquida, os ovos, e o milho verde, bata tudo e por ultimo a farinha de trigo e o fermento em pó. Bata de modo que a massa fica bem uniforme. Unte uma forma de pudim, aquelas que tem o buraco no meio, despeje a massa e leve para assar no forno pré-aquecido a 180°.

Geralmente o tempo de forno gira em torno a 40 – 50 minutos. E esta prontinho, quando esfriar, desenforme e sirva acompanhado de um café. 

Uma dica: se tiver a oportunidade de fazer com milho fresco, a receita fica melhor ainda.  Você deve cortar os grãos de 4 espigas, de preferência que ainda tenha leite no grão e substituir o milho da latinha pelo milho fresco.

Nessa opção, você deve diminuir a quantidade de leite de coco, visto que o milho fresco já tem um pouco de leite e amido nos grãos. Logo, em vez de colocar 200 ml, coloque somente 150 ml. A receita feita com milho fresco é bem mais saborosa, use a latinha de milho somente se não tiver a opção do milho fresco.