Pão caseiro de tapioca: sem glúten, sem lactose e super saudável

PUBLICIDADE

A tapioca é um dos alimentos mais consumidos no momento, principalmente pela geração saudável. Aquela que malha, que busca um corpo definido, que deseja ter mais qualidade de vida, e também pelos celíacos. Pois a tapioca não contém glúten, fator positivo para quem tem intolerância alimentar.

Assim como o pão francês, a tapioca é um carboidrato simples, sem fibras, que possui apenas a função de fornecer energia ao corpo, ou seja, são calorias vazias. Mas pra quem não abre mão do pão, a opção da tapioca é mais saudável por não ter glúten.

O pão caseiro feito da tapioca, é uma sugestão excelente, ele não tem glúten, não tem lactose, é leve, macio e tem um sabor único. A combinação da tapioca com o leite de coco é uma ideia leve que pode ajudar no cardápio de quem deseja perder alguns quilos na balança ou que apenas deseja adotar um estilo de vida mais saudável.

Segundo nutricionistas, os pães comuns levam farinha branca, que nada tem de saudável, pelo contrário, é um alimento industrializado, processado, vazio de vitaminas e nutrientes.

Como fazer

Para a receita de hoje, você vai precisar: 300g de tapioca pronta
, 1 ovo; 250ml de leite de coco; 3 colheres de chá de açúcar; 2 colheres de sopa de manteiga ou óleo de coco; sal; 1 gema para pincelar.

O primeiro passo é espalhar a tapioca em uma assadeira e levar para assar por 15 minutos, depois reserve. No liquidificador bata o ovo, o sal, a manteiga, e o leite de coco. Quando a mistura estiver totalmente homogênea, despeje sobre a tapioca e comece a misturar bem. Um dica importante: quando tirar a tapioca do forno, quebre ela em pedaços, pois isso ajuda na hora de juntar o sólido com o liquido para hidratar. 

Depois que o liquido foi jogado sobre a tapioca e tudo estiver bem misturado, deixe repousando por 30 minutos para que a tapioca hidrate e absorva o liquido. Em seguida, você tem duas opções, pode modelar pequenos pães ou usando uma forma de bolo inglês, fazer somente um único pão e levar para assar, fica a critério de cada um. Depois de amassado e disposto na forma para assar, pegue a gema e com a ajuda de um pincel, pincele por cima, para dar aquele aspecto bonito e dourado. A receita é muito leve, de fácil digestão, e bem saborosa, geralmente agrada ao paladar de todos que provam.