Facebook e Instagram deixaram milhões de senhas exposta; veja o que você deve fazer

PUBLICIDADE

O Facebook armazenou centenas de milhões de senhas em texto puro, ou seja, qualquer um dos 20 mil funcionários da empresa podem ter acessado e anotado várias. E este número não está errado, são centenas de milhões de senhas disponíveis para dezenas de milhares de funcionários.

Quem é usuário do Facebook ou Instagram deve trocar sua senha o quanto antes, pois pode estar correndo perigo. A empresa garantiu que não houve vazamento, mas ninguém sabe se um, o alguns dos funcionários, andaram bisbilhotando.

A empresa de Mark Zuckerberg já admitiu a falha de segurança, mas não informou por quanto tempo as senhas ficaram expostas. A descoberta foi feita no último mês de janeiro, durante uma varredura de segurança e foi então que chegaram às centenas de milhões de senhas não encriptadas. A maioria destas senhas é de contas do Facebook Lite, aplicativo exclusivo para mercados emergentes.

Pedro Canahuati, vice-presidente de engenharia, segurança e privacidade da empresa, disse ter certeza que as senhas não vazaram para fora do Facebook e que até o momento não encontraram alguma prova de que um dos funcionários tenha acessado.

O curioso é que a rede social não comentou nada do que foi descoberto em janeiro e só fez isto agora porque o blog de segurança KrebsOnSecurity descobriu tudo e trouxe o problema à tona. Segundo o site, são de 200 a 600 milhões de senhas armazenadas sem nenhuma segurança.

O melhor a ser feito em uma situação como esta é não arriscar e trocar as senhas do Facebook e Instagram o mais rápido possível. A senha deve ser composta de números, letras maiúsculas e minúsculas, além de alguns caracteres.