Dor no bumbum durante ‘aqueles dias’ pode ser um sinal de alerta; entenda

PUBLICIDADE

Quando as mulheres estão ‘naqueles dias’, é comum que experimentem diversos tipos de desconfortos provenientes da resposta do organismo aos processos que o corpo esta vivenciando. Cólica, cansaço, dor nas costas, muita dor de cabeça e as tão conhecidas (e temidas pelos homens) mudanças de humor são os sintomas mais experimentados no período.

Além de toda essa longa lista de sintomas, em casos mais excepcionais, algumas mulheres podem vir a sentir um desconforto na região do bumbum. Nesse caso, é necessário uma maior atenção aos detalhes desse desconforto, tendo em vista que nem sempre uma dorzinha de leve está dentro do que se considera normal.

A dor no bumbum pode ser considerada um dos incômodos comuns ‘daqueles dias’, mas é preciso saber reconhecer quando essa dor passa de um sintoma comum para um caso atípico e para isso é importante prestar atenção em como essa dor se manifesta, pois, caso seja recorrente e intenso, pode ser um sinal da chamada endometriose.

A endometriose

A endometriose acontece quando o tecido que reveste o útero não é totalmente eliminado durante o sangramento e acaba ‘crescendo’ para fora do útero. O crescimento exagerado desse tecido pode ser encontrado com maior frequência nas trompas de Falópio, nos ovários e na superfície externa do útero.

Embora mais raro, o crescimento desse tecido pode se estender também à área do intestino. Caso o tecido endometrial alcance este órgão, movimentos intestinais dolorosos podem gerar uma dor local que também pode se estender para a região do bumbum.

Caso o sintoma seja experimentado com frequência e grande intensidade, é importante que a mulher consulte um especialista o quanto antes. Assim como pode ser apenas mais um sintoma comum do ciclo feminino, pode também ser um sinal da endometriose.