Aprovação de Bolsonaro cai drasticamente e é pior que FHC, Lula e Dilma, segundo Ibope

PUBLICIDADE

O Ibope divulgou uma pesquisa nesta quarta-feira (20), que mostra os índices de aprovação do governo do presidente Jair Messias Bolsonaro (PSL). Nos dados são mostrados os percentuais de avaliação de seu mandato.

De todos os entrevistados, 34% votaram na opção ‘Ótimo/bom’, enquanto que outros 34% optaram por ‘Regular’. Já os votantes para ‘Ruim/péssimo’ atingiram um total de 24%, e para finalizar, 8% não souberam ou não responderam ao questionamento feito a eles.

A avaliação positiva do presidente foi pior do que a pesquisa anterior, uma vez que ele caiu 15 pontos percentuais desde a sua posse. De acordo com a pesquisa do mês de fevereiro, 19% dos entrevistados avaliavam o governo de Bolsonaro como ‘ruim/péssimo’, 30% estava avaliando como ‘regular’ e 39% avaliava seu governo como ‘bom/ótimo’. Abaixo, você pode visualizar melhor as informações através de um gráfico informativo.

Essa pesquisa, realizada pelo Ibope, ouviu um total de 2.002 pessoas entre os dias 16 e 19 de março. A pesquisa tem um nível de confiança de 95% de que os resultados mostram a realidade. Há uma margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Abaixo, você encontra um gráfico comparado aos governos de Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma, mostrando variações em que ele é inferior a Fernando Henrique Cardoso no primeiro mandato, Lula no primeiro e segundo e Dilma Rousseff no segundo mandato. Ele só fica acima de FHC e Dilma no segundo mandato.

A pesquisa avaliou também a maneira de governar o país. Dos entrevistados, 51% aprovam o seu governo, 38% desaprovam e 10% não souberam ou não responderam. Houve uma mudança também em relação ao mês anterior, quando 58% aprovavam e 31% desaprovavam. O nível de confiança também caiu. 49% confiam no governo, 44% desconfiam e 6% não souberam ou não opinaram. No mês anterior, 55% confiavam e 38% desconfiavam.