Faça as contas! Um pato bota um ovo por dia, quantos ovos terá em vinte dias?

PUBLICIDADE

É muito fácil fazer confusão ao tentar desvendar esse desafio. Quando a resposta parece óbvia demais, pode saber que há algum detalhe que não foi considerado… E esse, com certeza, é o caso dessa questão.

Mas o que pode ter de desafiador na pergunta: “Um pato bota um ovo por dia. Quantos ovos teremos em vinte dias?”. A solução rápida é apostar na Letra D, 20 ovos. Certo? Não! 

O desafio tenta te induzir ao erro. Então, o mais óbvio não é a resposta correta. Seu palpite era esse? Se sim, então preste mais atenção aos detalhes! 

Para quem está habituado a encarar desafios matemáticos e de raciocínio lógico, o instinto é pensar que, se passam 20 dias, o melhor caminho é contar pensando em um calendário. Assim, dia 1, tem-se 1 ovo; dia 2, tem-se 2 ovos; dia 3 já somam 3 ovos… No dia 20, não há garantia de que será botado um novo ovo assim que vira 23h59 para as 0h. 

Com essa linha de pensamento, a resposta seria 19! Mas nem há essa opção no teste, o que gera frustração já no primeiro momento. 

Então a possibilidade mais próxima da correta começa a surgir: duvidar do enunciado. Se o óbvio e o raciocínio lógico não surtiram o resultado esperado, é porque algo de muito errado está acontecendo e você ainda não percebeu. 

Com mais atenção é possível chegar no grande X da questão: o anunciado afirma que um pato bota ovo. Mas, na realidade, patos não botam ovos. Só quem o faz é a pata! Então a resposta correta é a Letra C: 0.  

Gostou do desafio? Então compartilhe com os amigos e veja quem realmente é bom em notar detalhes!