Ex-prefeito desvia cilindro de oxigênio para bombear máquina de chope e é condenado

PUBLICIDADE

Ex-prefeito da cidade de Luiziania, no interior do Paraná, José Claudio Pol foi condenado por desviar cilindro de oxigênio de unidade de saúde para bombear máquina de chopp em festa particular. O caso ocorreu na virada de ano de 2012 para 2013.

O mandato de Pol terminou no dia 31 de dezembro de 2012. À epoca, o promotor do Patrimônio Público Marcos José Porto ironizou a atitude do ex-prefeito dizendo que havia sido o “último ato dele como prefeito”.

Na ocasião, Pol alegou que a investigação não passava de intriga da oposição. Em uma das fotos, ele aparecia ao lado de outras pessoas. De acordo com o Ministério Público do Paraná, o ex-prefeito teria orientado um funcionário a ir no posto de saúde no último dia do ano de 2012 e levar o balão de oxigênio que estava em uma ambulância.

“Como era necessário bombear o chope, Pol pediu para trazer o cilindro. E isso pode ser comprovado através de fotos que a filha dele publicou em uma rede social. O perfil dela é público, quem quiser pode entrar e ver”, explicou Soares.

O MP-PR afirmou que a falta do equipamento prejudicou o atendimento a uma das pacientes da unidade de saúde de Luiziania. A mulher sofreu um infarto e precisava ser transferida para Campo Mourão, no mesmo estado. Ela não foi oxigenada durante o trajeto de 30 quilômetros. No dia seguinte, a paciente faleceu.

A condenação saiu terça-feira (19). Pol foi penalizado com a suspensão dos direitos políticos por três anos – nas redes sociais, muitos internautas acharam a pena muito branda. Além disso, terá que pagar multa civil no valor de dez vezes a remuneração que ele recebia na época.