Corpo de Bombeiros confirma: 209 vítimas fatais em tragédia, todos identificados

PUBLICIDADE

Em seis dias completam-se dois meses da tragédia ocorrida no município mineiro de Brumadinho, região metropolitana da capital Belo Horizonte, em decorrência do rompimento de uma barragem.

Segundo informações oficiais do Corpo de Bombeiros do estado, já são 209 o número de vítimas fatais, sendo que 97 pessoas ainda encontram-se desaparecidas no meio das lamas, fazendo com que o incessante trabalho desses guerreiros continue, mesmo após se passarem várias semanas.

Nesta terça-feira (19) iniciou-se o quinquagésimo quarto dia de trabalhos, os quais estão divididos em 18 frontes de batalha, contando com a presença de 144 militares nas buscas.

O tenente-coronel Anderson Passos afirmou que a cada dia são encontrados corpos completos, ou partes deles. O trabalho conta com a criação de acessos para a passagem de caminhões de um lado ao outro.

Assim como os grandes números envolvendo a tragédia, grandes também são os trabalhos realizados pelos homens do Corpo de Bombeiros. Somente na região da usina de Instalação de Tratamento de Minério, são analisadas cerca de 1.600 toneladas de rejeitos diariamente.

Histórico da tragédia

Na tarde de 25 de janeiro de 2019, a barragem de rejeitos na Mina Córrego do Feijão, de propriedade da mineradora Vale, acabou se rompendo, fazendo com que uma enxurrada de lama engolisse tudo o que via pela frente.

Várias áreas foram atingidas, entre elas, a região operacional, administrativa, uma pousada, o bairro Parque da Cachoeira, além do refeitório onde, por conta do horário, vários funcionários estavam almoçando.

A lama seguiu seu caminho até atingir o Rio Paraopeba, causando um irreparável dano ambiental.