5 chás medicinais que ajudam no tratamento do cólon inflamado, cólicas e abdômen inchado

PUBLICIDADE

Para tratar problemas de intestino inflamado ou irritado, liquido retido, cólicas intestinais e menstruais, existem uma infinidade de plantas medicinais disponíveis na natureza. Os chás e as infusões podem ser grandes aliados no tratamento desses distúrbios citados.

Uma boa parte das mulheres, por exemplo, possuem esses problemas, algumas são mais propensas a retenção de líquido e, por isso, não emagrecem. Outras travam grandes lutas com o intestino preguiçoso, que não funciona como deveria. E ainda tem aquelas que padecem com as cólicas intestinais e menstruais.

A indústria farmacêutica oferece uma gama enorme desse tipo de medicamentos, boa parte deles são de origem química e, se por um lado tratam o problema, por outro deixam resíduos e toxinas que geram outros tipos de problemas. Por essa razão, a melhor escolha ainda é a medicina alternativa e natural.

São muitas plantas que podem contribuir no tratamento desses distúrbios: a hortelã, a camomila, o tomilho, o funcho, sálvia, anis, melissa. Cada uma delas é rica em propriedades medicinais que ajudam de forma direta no controle, tratamento e prevenção dos distúrbios elencados.

A hortelã por exemplo, tem propriedades antiespasmódicas, sedativas e anti-inflamatórias, é muito indicada no tratamento de cólicas intestinais e menstruais. Ela melhora a digestão e suas propriedades terapêuticas relaxantes, digestivas, atuam na queima das gorduras localizadas nas paredes do estômago.

A sálvia também é uma planta que merece destaque, tem propriedades adstringentes e anti-inflamatórias, excelentes para aliviar estes sintomas do intestino inflamado. Seus nutrientes ajudam a restaurar a flora bacteriana e combater a inflamação do intestino, basta tomar o chá 3 x ao dia para sentir os resultados.

A camomila tem propriedades anti-inflamatórias, tonificantes e depurativas, suas propriedades são veemente indicadas no tratamento do cólon irritado. Recomenda-se usar a flor para fazer infusões que devem ser consumidas durante o dia. Sua planta também possui  propriedades antissépticas, anti-inflamatórias, antifúngicas e antibacterianas.

O anis atua no controle dos gazes e das cólicas intestinais e menstruais. Suas propriedades anti-inflamatórias acalmam os espasmos estomacais e reduzem o acúmulo de gases no intestino.

O tomilho é muito indicado no tratamento de limpeza do organismo, suas propriedades medicinais calmantes e depurativas atuam expurgando as impurezas e toxinas que comprometem o bom funcionamento principalmente do intestino.

A melissa tem propriedades calmantes e atua no controle dos gazes, também tem propriedades anti-inflamatórias capazes de aliviar a dor. 

O funcho é outra planta que não pode ficar no esquecimento. Ela tem propriedades digestivas e atua na proteção dos sistema digestivo. Ela é recomendada para acelerar a digestão, eliminar o inchaço e acalmar o desconforto abdominal.

Ainda pode-se contar com as propriedades da raiz malvaísco, uma planta com propriedades emolientes e anti-inflamatórias, que atuam no controle das inflamações intestinais e cólicas.