Em reunião com Bolsonaro, Trump cogita ação militar na Venezuela

PUBLICIDADE

O presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, e o presidente do Estados Unidos da América, Donald Trump, se encontraram nesta semana e fizeram uma longa reunião na Casa Branca. O objetivo foi discutir sobre a Venezuela e também sobre outros diversos assuntos.

A intenção da reunião foi tomar decisões para que os governos de ambos sejam favorecidos com uma parceria forte. Desde o princípio, Bolsonaro e Trump estão ligados na questão da Venezuela, pois reconhecem Juan Guaidó como presidente do país – que atualmente vive um regime socialista redigido por Nicolás Maduro.

O objetivo do Brasil e Estados Unidos, no momento, é tirar Maduro da presidência da Venezuela. Para isso, a diplomacia brasileira não quer uma intervenção militar, porém o Donald Trump chegou a insinuar, em algumas ocasiões, uma solução “militar”, o que seria uma intervenção no país.

Trump afirmou que discutirá sobre uma ação militar na Venezuela, pois todas as “opções estão em cima da mesa“. O objetivo de ambos os presidentes é que o país vizinho do Brasil volte a ser democrátoco.

Intervenção militar

Intervenção militar não significa exatamente que se instauraria uma ditadura militar no país. Isso porque uma intervenção está relacionada quando os militares têm que agir para resolver quaisquer situações. Um termo também utilizado é ‘solução militar’ ou ‘ação militar’, uma vez que muitos ligam intervenção com ditadura.

No caso, uma intervenção militar na Venezuela poderia ser para forçar Maduro sair do poder e, posteriormente, Juan Guaidó, democraticamente e interinamente, assumiria o poder.