Meteorito explode na atmosfera da Terra com poder de 10 bombas de Hiroshima

PUBLICIDADE

A Nasa – Agência Espacial dos Estados Unidos, confirmou a explosão causada por um meteorito na atmosfera da Terra, o fenômeno ocorreu no dia 18 de dezembro de 2018. Especialistas informaram que esta explosão foi 10 vezes mais poderosa que a bomba de Hiroshima, lançada no Japão em 1945.

Satélites militares dos Estados Unidos detectaram a explosão sobre o mar de Bering, em uma região bem próxima à península de Kamtchatka. Ainda de acordo com a Nasa, este foi a segunda explosão mais forte nos últimos 30 anos e este foi o maior meteorito que chegou à atmosfera do nosso planeta, desde o ‘Cheliabinsk’, que em fevereiro de 2013 atingiu a Rússia e deixou centenas de pessoas feridas.

A Nasa informou que este meteorito que atingiu a atmosfera terrestre no final de 2018, chegou a uma velocidade de 32 km por segundo e quando explodiu estava a 25,6 quilômetros acima da superfície do nosso planeta, liberando uma energia de impacto de 173 quilotons. A título de comparação, a bomba de Hiroshima tinha 16 quilotons.

Alguns meios de comunicação informaram que o meteorito percorreu uma área que fica próxima às rotas que são utilizadas por aviões comerciais que viajam entre a Ásia e a América do Norte, ou seja, milhares de pessoas teriam corrido risco de vida e nem perceberam.

Muitos cientistas alegam que a Terra corre grande risco de ser atingida por corpos celestes, mas outros alegam que não há motivo para alarde. Enquanto os dois grupos não chegam a uma conclusão, o planeta segue desprotegido, sem o desenvolvimento de um programa que vise detectar e até mesmo tentar bloquear a chegada de futuros meteoritos.