Enchentes na Indonésia causam pânico, dor, destruição e 89 mortes

PUBLICIDADE

No último sábado (16) a Indonésia foi atingida pelas inundações causadas pelas chuvas, que acabaram causando tragédias e destruição em massa.

Nesta terça-feira (19) as autoridades que vem cuidando do caso anunciaram que até agora, 89 pessoas foram mortas pelas devastadoras inundações.

A cidade atingida foi Papua, localizada no leste do país. Apesar de todos os estragos, o trabalho de buscas continua, pois, ainda existe 74 vítimas desaparecidas.

O número de feridos pelos alagamentos também subiu para 159, sendo que 75 teve ferimentos leves e, 84 estão em estado grave. As informações foram dadas pelo porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB, sigla em indonésio), Sutopo Purwo Nugroho.

Dos mortos, somente 82 aconteceram na região de Sentani, que fica localizada aproximadamente 20km da capital da provincial de Jayapura. No comunicado que fez, Sutopo desanimou as famílias de pessoas que ainda tem esperança de encontrar seus parentes com vida: “O número de mortos continua a crescer devido à enorme extensão afetada pelo desastre”.


As chuvas acabaram atingindo mais de 11,8 mil famílias, que foram afetadas diretamente pelas inundações que ocorreram no local. A água foi tão forte, que acabou provocando danos sérios em 350 imóveis, casas, igrejas, escolas, uma mesquita na cidade de Sentani, localizada na base das Montanhas Cycloop.

Embora subdesenvolvido a cidade de Papuá que fica na metade ocidental da ilha de Nova Guiné, que pertence à Indonésia é extremamente rica em recursos naturais.