Baleia é encontrada morta com 40 quilos de sacolas plásticas no estômago

PUBLICIDADE

Um caso lamentável ocorreu em Mabini, na costa das Filipinas, uma baleia da espécie bicuda de Cuvier foi encontrada morta com 40 quilos de plástico no estômago. Devido a grande quantidade de plástico ingerido, a baleia não era capaz de consumir alimentos e acabou morrendo de desidratação e fome. 

O corpo do animal foi resgatado no último sabádo 16, por uma equipe do Museu D’Bone Collector – ONG que é dedicada a ações de educação sobre a vida selvagem e à recuperação de animais mortos. 

Em uma postagem no Facebook, a ONG afirmou que essa foi a maior quantidade de plásticos já encontrados no estômago de uma baleia morta. “Isso é revoltante. O governo tem de tomar uma atitude contra aqueles que continuam tratando os cursos de água e o oceano como lixeiras”, afirma o texto.

https://www.facebook.com/216407245052538/posts/2689346287758609/

Casos como este são comuns em praias muito movimentadas, turistas do mundo todo e os próprios moradores das cidades acumulam centenas de lixos pelas praias, e a maré acaba levando para dentro do mar. Em junho do ano passado, uma baleia-piloto morreu na Tailândia depois de engolir 80 sacolas plásticas.

Uma pesquisa aponta que esse tipo de resíduo despejado na água, é ingerido por centenas de animais aquáticos que acabam morrendo por confundir o plástico com alimento. Pesquisadores afirmam que além do plástico acabar parecendo comida na água, também tem cheiro de comida para os animais. 

Poluição plástica nos mares

No litoral brasileiro, a maior parte de lixo marinho é plástico. Desde julho de 2018, é proibido o uso de canudos plásticos na cidade do Rio de Janeiro. Fatores como o descarte incorreto dos banhistas, de embarcações e falta de coleta seletiva em determinadas regiões do Brasil, faz com que esse resíduo sólido entre em contato no ambiente marinho trazendo diversos tipos de problemas para o ecossistema.