Simples e perfeito: aprenda esta receita rápida e fácil de brigadeiro sem leite condensado

PUBLICIDADE

Seja enrolado, na colher, em taças ou como cobertura em um bolo de cenoura, a verdade é que o brigadeira sem sombra de duvidas é o doce mais abado pelo brasileiro. A sobremesa está presente em festas de aniversário, casamentos, chás de bebê e em toda e qualquer festa que se possa imaginar.

Embora seja o queridinho por aqui, muita gente não sabe que essa maravilha da confeitaria é um doce totalmente brasileiro. Segundo o que diz a história, seu nome teria surgido nas eleições presidenciais do ano de 1945. No sufrágio deste ano, o então candidato à presidência, brigadeiro Eduardo Gomes, tinha como slogan a frase “vote no brigadeiro que é bonito e solteiro”.

Como forma de retribuir doações de campanha, as mulheres passaram a fazer doces e, entre eles, o tão amado doce feito de leite condensado e achocolatado. Devido a sua forte ligação com o candidato a iguaria ficou conhecida como o doce preferido do brigadeiro. Daí o nome.

Em sua versão clássica, o brigadeiro é feito com leite condensado, achocolatado e margarina. Quantas vezes desejamos uma panela de brigadeiro e percebemos que nos falta o ingrediente principal: o leite condensado? Pensando nisso, essa receita promete acabar com as desculpas para não comer brigadeiro e ensina a fazê-lo sem o leite condensado. Confira.

Ingredientes

  • 1 copo de leiteModo de Preparo
  • 4 colheres de chocolate solúvel em pó
  • 1 colheres de margarina
  • 3 colheres de açúcar
  • Chocolate granulado (opcional)

Modo de Preparo

Em uma panela, coloque as 4 colheres de chocolate solúvel, as 3 colheres de açúcar e a margarina. Misture tudo rapidamente e acrescente o copo de leite aos poucos. Mexa tudo com uma colher em fogo médio até atingir o ponto que você busca. Desligue o fogo e espere esfriar. O granulado pode ser adicionado para dar uma crocância ao brigadeiro de colher ou pode ser usado para enfeitar o brigadeiro enrolado.

Para o ponto de colher a dica é curvar um pouco a panela. Ao perceber que o brigadeiro desgruda do fundo quando você faz esse movimento esse é o ponto certo para comer de colher, passando um pouco mais que isso ele já atingirá o ponto para enrolar.