in

Entenda o que é a Momo de verdade e como ela surgiu; é surpreendente

Fox News
Publicidade

Em 2018, viralizou na internet a imagem da “Momo” associada a uma história que envolvia um número de telefone que enviava mensagens perturbadoras através do WhatsApp para todos aqueles que tentassem manter contato com aquele telefone.

Após diversos alertas a respeito do que seria uma brincadeira de mau gosto, a figura sumiu da rede por alguns meses, mas acabou retornando aos assuntos mais comentados da web agora em 2019. Desta vez, a imagem estaria associada a um desafio surgido no WhatsApp. O desafio é semelhante ao antigo Baleia Azul, acusado de promover atos de violência entre crianças e adolescentes do mundo todo. 

Mas afinal, a Momo realmente é um demônio obscuro ligado a desafios, perturbações e atos de violência? Não. A Momo, na realidade, é um pequeno apelido dado à escultura de uma mulher com cabelos lisos, longos e negros, olhos grandes, um sorriso não humano e pernas de pássaro. Isso mesmo. Apenas um escultura.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

A imagem utilizada para o perfil da “Momo” não se trata de uma pessoa e menos ainda de um espírito ou qualquer outra entidade. A escultura foi feita por uma empresa japonesa de efeitos especiais, a Link Factory, e foi exposta na cidade de Ginza, em Tóquio, em um museu.

O Lugar é chamado de Vanilla Galleru e é conhecido por suas exposições de arte aterrorizante. A escultura da mulher-pássaro, a famosa Momo, se destacou em uma exposição sobre fantasmas e espectros feita por eles, em 2016.

O local foi muito visitado e, consequentemente, a escultura perturbadora foi muito fotografada. Posteriormente, alguém teve a nada brilhante ideia de utilizar a imagem da obra para causar terror na internet.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Higor Mendes

Escrito por Higor Mendes

Redator com três anos de experiência, apaixonado por história da Segunda Guerra Mundial, política, futebol e curiosidades em geral.