Entenda o que é a Momo de verdade e como ela surgiu; é surpreendente

PUBLICIDADE

Em 2018, viralizou na internet a imagem da “Momo” associada a uma história que envolvia um número de telefone que enviava mensagens perturbadoras através do WhatsApp para todos aqueles que tentassem manter contato com aquele telefone.

Após diversos alertas a respeito do que seria uma brincadeira de mau gosto, a figura sumiu da rede por alguns meses, mas acabou retornando aos assuntos mais comentados da web agora em 2019. Desta vez, a imagem estaria associada a um desafio surgido no WhatsApp. O desafio é semelhante ao antigo Baleia Azul, acusado de promover atos de violência entre crianças e adolescentes do mundo todo. 

Mas afinal, a Momo realmente é um demônio obscuro ligado a desafios, perturbações e atos de violência? Não. A Momo, na realidade, é um pequeno apelido dado à escultura de uma mulher com cabelos lisos, longos e negros, olhos grandes, um sorriso não humano e pernas de pássaro. Isso mesmo. Apenas um escultura.

A imagem utilizada para o perfil da “Momo” não se trata de uma pessoa e menos ainda de um espírito ou qualquer outra entidade. A escultura foi feita por uma empresa japonesa de efeitos especiais, a Link Factory, e foi exposta na cidade de Ginza, em Tóquio, em um museu.

O Lugar é chamado de Vanilla Galleru e é conhecido por suas exposições de arte aterrorizante. A escultura da mulher-pássaro, a famosa Momo, se destacou em uma exposição sobre fantasmas e espectros feita por eles, em 2016.

O local foi muito visitado e, consequentemente, a escultura perturbadora foi muito fotografada. Posteriormente, alguém teve a nada brilhante ideia de utilizar a imagem da obra para causar terror na internet.