2 receitas de ovos de chocolate trufado para fazer em casa e economizar na festa de páscoa

PUBLICIDADE

A páscoa esta se aproximando, os supermercados estão cheios de ovos de chocolate e as crianças deliram de vontade, mas nem todos podem se dar ao luxo de pagar por uma ovo de páscoa. A boa notícia é que você pode fazer em casa seu ovo de pascoa e ainda ele pode ser recheado ou trufado, como muitos chamam. Com certeza vai economizar e as crianças vão ficar super felizes, tudo depende somente do empenho que você colocar.

A diferença do ovo recheado é que a pessoa pode rechear com qualquer recheio que ela desejar, já o trufado, se chama assim porque é feito com os ingredientes da trufa e fica protegido por camada do ovo de chocolate e não pode ser feito com qualquer tipo de ingrediente. Ambos são deliciosos, ambos fazem um sucesso entre adultos e crianças e ambos são uma super dica para economizar nesse tempo de festa pascoal. Mas chega de mi mi mi e vamos direto ao que interessa, a receita.

Receita do ovo trufado

Para a casca você vai precisar de 250 g de chocolate ao leite picado. Para o recheio, 150g de chocolate meio amargo; 150g de chocolate ao leite; 1 lata de creme de leite sem soro; 1 colher de sopa de mel; 1 dose de licor de cacau. Como preparar?

O primeiro passo é derreter o chocolate em banho maria e dar o choque térmico na pedra, ou na água gelada. Depois mecha com a espátula até que ele fique morno, jogue dentro da forma e retire o excesso. Posteriormente leve a forma do ovo no congelador para solidificar por completo e formar a casca. O procedimento funciona da seguinte forma, primeiro faz a primeira casca, deixa 5 minutos no congelador e depois repete novamente com mais uma camada de chocolate. 

Depois das duas primeiras camadas de chocolate é hora de por o recheio, leve ao congelador por 5 minutos, depois cubra com uma camada de chocolate fina e deixe gelar por 10 minutos. Depois desinforme e embale conforme desejar. Para o recheio, derreta os chocolates em banho maria, acrescente o mel, o licor e o creme de leite, mexa bem. Quando a mistura estiver totalmente homogênea, retire do fogo e deixe esfriar, leve ao congelador para ficar totalmente frio e então esta pronto para ser utilizado no ovo.

A segunda opção é feita com maracujá. Você vai precisar 400 g de chocolate ao leite ou meio amargo;
200 g de chocolate branco; 1 caixa de creme de leite; ¼ Xícara de suco concentrado de maracujá; Confeitos de chocolate.  Para iniciar o procedimento do ovo, pica-se o chocolate e leva-se ao fogo em banho maria. Se preferir pode derreter no microondas, mexendo de 30 em 30 segundos. Depois unte uma forma de ovo de chocolate e leve ao freezer para secar, a forma deve sempre permanecer com a boca pra baixo e ficar em cima do papel manteiga. 15 minutos depois repita esse procedimento por mais 2 x, até obter uma casca espessa do ovo.

Enquanto vai fazendo a casca do ovo, pode-se preparar o recheio também,  portanto pique o chocolate branco e derreta como foi feito com o outro, espere esfriar um pouco e misture o creme de leite e o suco de maracujá, mecha bem até ficar homogêneo e leve a geladeira para endurecer. Quando estiver bem gelado recheie a casca do ovo que você já preparou, leve pra gelar por 15 minutos no freezer, e finalmente cubra o recheio com chocolate que sobrou, jogue os confeitos de chocolate e leve ao freezer por 30 minutos e esta pronto para ser embalado e servido.