Tragedia! Ciclone deixa mais de 130 mortos, dezenas de desabrigados e cidades destruídas

PUBLICIDADE

O ciclone Idai deixou um rastro de destruição em Moçambique e Zimbábue, são mais de 130 mortos e muita destruição, de acordo com a FICV – Federação Internacional da Cruz Vermelha. Beira, que é a segunda maior cidade moçambicana, ficou 90% destruída e os moradores estão sem saber como conseguirão reconstruir tudo.

A FICV informou que o ciclone foi ‘enorme e aterrorizante’, a cidade que tem cerca de 530 mil habitantes está precisando de tudo, desde alimentos, medicamentos, roupas, água e muito mais.

Na noite desta última quinta-feira (14), o ciclone Idai atingiu o centro de Moçambique e foi rumo ao Zimbábue, destruindo tudo que encontrava pela frente. Escolas, lojas, casas, hospitais, tudo foi varrido pelo ciclone que prejudicou até uma represa.

Foram dezenas de mortos em Moçambique e Zimbábue, as equipes de resgate trabalham sem parar, foi preciso um esforço conjunto para a identificação dos corpos e como há previsão de fortes chuvas para a região, acredita-se que a situação tende a piorar. De acordo com a Cruz Vermelha, as equipes de resgate estão avançando por toda região, mas se o clima piorar muito será preciso parar as buscas até que o clima melhore.

Jamie LeSueur, da FICV, informou que outro grande problema para as equipes de resgate é que os meios de comunicação foram totalmente destruídos, assim como as estradas, por isso é difícil chegar a locais mais distantes e algumas pessoas estão completamente isoladas.

Uma represa cedeu neste último domingo (17), após ter a estrutura afetada pelo ciclone e chegar a algumas localidades está sendo quase impossível.