Boneca Momo ataca crianças através de vídeo; Google e WhatsApp terão que deletar imagens

PUBLICIDADE

O Ministério Público do Estado da Bahia já notificou o WhatsApp e também o Google para que as duas empresas comecem a remover de suas plataformas todos os conteúdos que estão relacionados à Boneca Momo, a informação foi confirmada pelo MP-BA neste último sábado (16).

O Nucciber – Núcleo de Combate a Crimes Cibernéticos, enviou as notificações e já instaurou procedimento para investigar os vídeos com a Boneca Momo que estão nestas plataformas e que acabam sendo compartilhados nas redes sociais. No Brasil, as sedes do Google e WhatsApp já foram notificadas.

Várias escolas também já estão emitindo alertas para os pais dos alunos, pois a Boneca Momo voltou a aterrorizar as crianças, inclusive a morte de um menino de 9 anos em Recife, Pernambuco, foi atribuída a esta imagem que assusta as pessoas. Na Colômbia, duas adolescentes morreram e o motivo pode ser o desafio lançado pela Momo.

A imagem desta boneca na verdade foi baseada na escultura de uma ‘mulher pássaro’, que foi exibida no Japão em 2016 durante uma exposição. A obra ‘Guai Bird’ queria mostrar o fantasma de uma mãe que morreu durante a gestação. No Recife, a morte de um garoto de 9 anos que se enforcou no quintal de sua casa, fez acender o alerta nas escolas. A mãe desta criança contou aos policiais que o filho teria mostrado a ela a imagem da Momo antes de perder a vida.

A Boneca Momo recentemente foi vista em alguns vídeos infantis no YouTube, o que acabou causando ainda mais preocupação, pois os pais acham que os filhos estão seguros assistindo a conteúdo livres de ameaças, mas na verdade a imagem acaba aparecendo.

O diálogo é a principal arma que os pais podem usar para ajudar na segurança dos filhos, mantendo um contato aberto com as crianças para que elas se sintam à vontade para contarem qualquer coisa de diferente que encontram na internet.