Urgente! Famílias são retiradas de casa por risco de rompimento de barragem

PUBLICIDADE

Na noite deste último sábado (16), mais de 250 famílias tiveram que deixar suas casas urgentemente, elas moram entorno da barragem Granjeiro, em Ubajara, Ceará. É grande o risco da barragem romper, por isso as famílias foram retirada, em caráter preventivo.

O Corpo de Bombeiros está atuando no local e a prefeitura ainda não deu maiores detalhes, mas o prefeito da cidade, Rene Vasconcelos, fez uma transmissão ao vivo nas redes sociais confirmando o risco de rompimento da barragem.

Algumas famílias tiveram que ir para casa de familiares mais próximos, outras estão sendo levadas para o Santuário da Mãe Rainha, que fica no bairro São Sebastião.

A Defesa Civil estava avaliando as intermediações do açude, pois já desconfiava que pudesse haver um rompimento, já que a região vem sendo atingida por fortes chuvas. O prefeito garante que o risco é mínimo, porém, a decisão de retirar a comunidade de ribeirinha é uma forma de preservar a integridade de todos. Ao todo são 513 famílias na região e se a situação continuar assim, outras pessoas terão que deixar o local.

O prefeito explicou também que está sendo feito um novo sangradouro, aberto para o açude Granjeiro e isto poderá amenizar o risco de rompimento, sendo que as obras terminam já no início desta semana. Outra decisão que tem ajudado no monitoramento da barragem foi a instalação de réguas que estão monitorando o nível da água.

Cidades vizinhas estão ajudando na operação, Ibiapina e Tianguá já enviaram equipes de segurança e também ambulâncias.