Deep Web: o submundo da Internet vem sendo usado para a prática de crimes como o de Suzano

PUBLICIDADE

Muitas pessoas acham que a Internet nada mais é que os sites acessados através do computador ou celular, sejam os grandes portais ou aqueles menos conhecidos. Outros pensam que indo ao Google e realizando uma pesquisa é possível descobrir tudo que está disponível na web, mas não é bem assim.

Os sites que estamos acostumados a acessar representam cerca de 10% do que realmente é disponibilizado na Internet, ou seja, há muita coisa acontecendo sem que a grande maioria das pessoas tenham conhecimento.

A Deep Web é a parte obscura da Internet, um local onde só se consegue acesso através de softwares específicos e é neste submundo virtual que os criminosos se encontram, conversam, negociam de tudo e planejam crimes bárbaros, como o que aconteceu na escola Raul Brasil, em Suzano, São Paulo.

Na Deep Web há também os fóruns extremistas, onde os membros são incentivados a cometerem atos terroristas. Neste outro lado da Internet, também é comercializado tudo que se imagina, desde armas, drogas, crianças e muito mais.

Claro que nem só de crime vive a Deep Web. Esta parte da rede mundial de computadores é importante e presta vários serviços legais, porém, como é possível navegar por ela de forma anônima, os criminosos encontraram a chance que precisavam de manter contato sem que fossem rastreados.

E se as autoridades têm dificuldade para investigar a Deep Web, então a situação é preocupante, pois tem a Dark Web, um local ainda mais perigoso e muito mais obscuro, onde crimes inimagináveis são praticados.

Para as autoridades, a Deep Web e a Dark Web são dois grandes desafios porque para oferecer maior segurança nas escolas, por exemplo, não basta colocar um policial militar em cada unidade escolar, é preciso ir à raiz do problema, ou seja, ter profissionais e equipamentos capazes de detectar as organizações criminosas neste submundo da Internet e impedir os crimes no momento em que estão sendo planejados.