7 sintomas de meningite que todos os pais precisam saber

PUBLICIDADE

A meningite é uma doença inflamatória e pode ser fatal. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, esta enfermidade não está restrita apenas às crianças, adultos também podem se infectar. Porém, para as crianças a meningite é ainda mais letal.

Meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o sistema nervoso central no cérebro. A causa mais comum é uma infecção por bactérias, fungos ou vírus (mais frequentemente); saiba mais.

7 sintomas de meningite que todos os pais precisam saber

Sem dúvida alguma esta é uma das doenças mais temidas pelos pais. Recentemente, o neto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, faleceu vítima de meningite, o que causou grande alarde e corrida aos postos de vacinação em todo o Brasil.

Segundo o médico neuroinfectologista, Augusto César Penalva de Oliveira, a meningite pode causar lesões mentais, motoras e auditivas, a mais grave e que deixa sequelas é a causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae. As sequelas podem surgir até seis meses após o diagnóstico da doença.

Fique atento a estes 7 sintomas que apontam a possibilidade da criança ter contraído meningite:

  • 1. Febre alta e erupção repentina na pele: estes são os principais ‘primeiros’ sintomas, a criança reclama de frio e a febre continua alta mesmo depois de medicada. Surge erupção da pele, pontos vermelhos.
  • 2. Fortes dores de cabeça: a dor assemelha-se a uma grave crise de enxaqueca, os analgésicos fazem efeito temporário. No caso dos bebês eles choram continuamente, verifique se as fontes estão o quentes, este é indicio de que há algo de muito errado.
  • 3. Visão dupla e desfocada.
  • 4. Perda de apetite e náuseas.
  • 5. Grande sensibilidade a luz.
  • 6. Rigidez muscular: a criança tem dificuldades em mover o pescoço, encostar o queijo no peito e a nuca fica completamente rígida.
  • 7. Dificuldade de flexionar as pernas.
  • Se a criança apresentar qualquer destes sintomas deve ser levada ao médico o mais rápido possível. 

Você pode fazer o seguinte teste: As erupções cutâneas surgem em paralelo aos outros sintomas. ‘Pegue um copo com água, encoste na erupção pressionando um pouco. Quando as manchas ficam pálidas é uma indicação de que não está com meningite’.