Vídeo ao vivo pelo Facebook do massacre na Nova Zelândia choca pessoas em todo o mundo

PUBLICIDADE

O ataque a duas mesquitas na Nova Zelândia nesta última sexta-feira (15), deixou o mundo inteiro chocado, pois um atirador transmitiu tudo ao vivo pelo Facebook, inclusive, ele já foi identificado pelas autoridades e estava com uma câmera acoplada ao capacete usado no crime bárbaro.

Brenton Tarrant anunciou com antecedência em um fórum na Internet o que iria fazer, assim os membros puderam se preparar com antecedência e não só acompanharam o ataque terrorista ao vivo desde o começo, como também gravaram tudo e logo em seguida começaram a compartilhar as imagens.

A transmissão ao vivo durou cerca de 17 minutos e começa mostrando o assassino dentro de um carro repleto de armas. Ele ajusta a câmera no capacete, vai até a mesquita de Al Noor contando com a ajuda de um GPS e no trajeto foi ouvindo músicas com temática militar.

Depois de quase 3 minutos, ele estaciona o carro, tira o capacete e mostra seu rosto para todos que estavam acompanhando. Ele fica mais alguns minutos no carro, volta a dirigir e pouco depois chega à mesquita, onde já desce do veículo carregando uma arma e vai até o porta-malas pegar outra. Em seguida, caminha até a porta de entrada e começa a disparar em todas as pessoas que via pela frente.

Muitos tiros são disparados, as pessoas correm para todos os lugares e o assassino vai andando e atirando, até que as balas acabam e ele faz uma pausa para recarregar a arma. De volta à rua, faz mais disparos e retorna até a mesquita, onde atira mais. Ele chegou a atirar em uma pessoa que passava pela rua.

Após o massacre, o atirador retornou ao carro, ligou o som e saiu do local dirigindo como se nada tivesse acontecido. No trajeto, novos disparos são efetuados. O vídeo chega ao fim com o veículo ainda em movimento.

O Facebook está sendo criticado por não ter interrompido a transmissão logo nos primeiros minutos e também por ter demorado a excluir cópias deste vídeo que depois foram compartilhadas na rede social.