Bebê de 8 meses morre por suspeitas de gripe influenza, e pais devem ficar alertas

PUBLICIDADE

Uma bebê de apenas oito meses de vida morreu na última quinta-feira (14), onde estava internada na Unidade de Terapia Intensiva pediátrica do Pronto-Socorro de Cuiabá, capital de Mato Grosso.

Os médicos suspeitam que ela tenha sido vítima do vírus da gripe influenza, os quais podem ser do tipo H1N1, H3N2 ou Influenza B.

Diante da grave suspeita, a secretaria municipal de saúde solicitou um laudo para que se possa avaliar se de fato a criança foi acometida pelo vírus. O material necessário para a análise já foi coletado e está sendo analisado.

A família, por sua vez, está necessitando de cuidados rígidos por conta da suspeita. Isso porque o vírus é capaz de se espalhar pelo contato físico, fazendo com que todos os que tiveram contato com a criança necessitem de monitoramento e imunização adequada.

Surto de H1N1 em Amazonas e Roraima deixa região norte em alerta

Em Amazonas, verificou-se um surto de transmissão do vírus Influenza tipo A, H1N1, o qual já provocou 12 vítimas fatais. Diante da situação, os estados vizinhos estão preocupados com o problema.

As autoridades de Roraima decidiram emitir um alerta sob possíveis riscos de transmissão da doença na região, e solicita aos profissionais de saúde atenção diante dos possíveis casos de identificação do vírus.

Com a situação, é importante para a população tomar os cuidados necessários para evitar a contaminação com o vírus, sobretudo para os pais, os quais devem estar sempre alertas diante de seus filhos, sobretudo a partir dos próximos meses, onde tem início as estações de outono e inverno, as mais frias do ano.