Barragem da Vale sobe para nível 2 e moradores são removidos das casas; há risco de romper

PUBLICIDADE

Os moradores da cidade de Rio Preto, em Minas Gerais, estão em pânico, pois neste sábado, 16,  a barragem que a Vale tem no local apresentou risco de rompimento e muitos moradores tiveram que ser removidos de suas casas, pois estavam correndo risco.

Rio Preto fica a 340 km de Belo Horizonte e a Vale tomou esta decisão porque a infraestrutura foi afetada com as chuvas constantes, o que aumentou o risco de rompimento da barragem da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Mello, inclusive, subiu para nível 2. Muitas pessoas estão desabrigadas e não sabem se é temporariamente ou se nas próximas horas perderão suas casas.

A Polícia Militar confirmou que tal medida foi necessária, visando resguardar a integridade física de todos que moram dentro da ZAS – Zona de Autossalvamento. Os moradores tiveram que deixar as residências e foram levados para hotéis e também algumas pousadas da região. A Defesa Civil e a Polícia Militar estão ajudando neste momento.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil divulgou um comunicado informando que o aumento no nível de risco foi devido às fortes chuvas que têm atingido a região nos últimos dias, o que acabou ocasionando a infiltração de água em uma galeria de drenagem. A Vale estaria fazendo algumas obras para aumentar a segurança, mas achou melhor retirar os moradores por medida de segurança, evitando que muitas vidas possam ser perdidas, como aconteceu em Brumadinho.

Não há previsão de quando o alerta será retirado e se a chuva continuar, a situação irá se agravar ainda mais.