in

Vitória histórica do governo Jair Bolsonaro coloca bilhões de reais nas contas do governo

Toda Bahia

O Governo Jair Bolsonaro comemorou o sucesso obtido com o leilão referente à desestatização de doze aeroportos, diante do fato do valor inicial estimado de R$ 2,1 bilhões ter atingido a cifra de R$ 2,38 bilhões.

Além disso, a expectativa do Palácio do Planalto se tornou muito boa, pois o certame mostrou que há muito interesse internacional nas privatizações requeridas pelo ministro Paulo Guedes, as quais têm a intenção de retomar o crescimento econômico do país, estagnado nos últimos anos.

A empresa Aena, uma estatal espanhola, ganhou a briga para controlar seis aeroportos localizados na região Nordeste do Brasil. Este foi considerado o melhor dos lotes disponibilizados no leilão, que contou com doze concessões.

Com isso, a Aena, cuja principal acionista é o próprio Estado espanhol, que detém 51% de suas ações de mercado, pagará ao Brasil a quantia de 1,9 bilhão de reais, em troca dos direitos de explorar o lote adquirido pelos próximos 30 anos, os quais podem ser prorrogados por mais cinco anos.

Nunca na história da Aena um investimento tão alto já havia sido feito fora do país de origem, sendo também a primeira oportunidade em que ela controlará isoladamente um aeroporto sem ser espanhol.

A agência internacional de notícias Reuters, divulgou uma nota enviada pela BTG Pactual aos seus clientes, a qual aponta a grande vitória do governo federal. Isso porque, com o leilão, atraiu-se valores para concessão bastante elevados, por grupos já consolidados no Brasil, além dos recém-chegados, tais como a Aena.

Leia Também

Escrito por Henrique

Henrique Furtado é um redator que gosta de ocupar o seu tempo livre lendo notícias, e noticiando aquilo que acha mais interessante.

Next post

Maisa estreia seu programa no SBT e vence a Globo na audiência de forma histórica

Alerta: mulheres ficam gravemente feridas em bronzeamento com ‘fita isolante’