Corinthians pode estar próximo de conseguir vaga no novo Mundial de Clubes; entenda

PUBLICIDADE

Este ano o Corinthians está fora da competição mais importante da temporada, a Copa Libertadores da América, porém, isso não é mais um problema para o clube Alvinegro, que visava o campeonato internacional como um passaporte para o Mundial de Clubes.

O Corinthians já venceu o Mundial de Clubes duas vezes em sua história, em duas oportunidades diferentes. Em 2000 o Timão foi convidado a participar por ser campeão nacional do país sede do Mundial. Já em 2012, o clube Alvinegro foi campeão da Copa Libertadores da América e recebeu acesso direto ao Mundial de Clubes.

O Timão não está participando da Libertadores nesta temporada, mas graças a uma mudança na Fifa, poderá aparecer no Mundial de Clubes caso ganhe a Copa Sul-americana.

A Fifa oficializou o novo modelo do Mundial de Clubes disputado com 24 equipes e a cada quatro anos a partir de 2021. A entidade mais importante do futebol mundial disponibilizou seis vagas aos clubes sul-americanos.

Com essa decisão de seis vagas aos clubes sul-americanos, a Fifa deixou na mão da Conmebol para decidir como serão divididas essas vagas. Ao que tudo indica, os últimos quatro campeões da Libertadores serão beneficiados, além de dois campeões da Sul-Americana, campeonato em que o Corinthians disputa essa temporada.

A Conmebol planeja um jogo de mata-mata entre os vencedores da Copa Sul-americana nos últimos quatro anos. Por exemplo, caso o Timão vença a Sul-Americana 2019, ele disputaria uma vaga com o Athtletico Paranaense, campeão da competição em 2018. O mata-mata seria apenas um jogo único em campo neutro.