Hoje é Dia da Escola! Em Suzano, todos tentam recomeçar a vida após massacre

PUBLICIDADE

As primeiras escolas chegaram ao Brasil através dos Jesuítas, ainda no século XVIII, e nesta sexta-feira, dia 15 de março, é celebrado o Dia da Escola, mas o país atravessa um momento de grande preocupação, principalmente, por causa do massacre ocorrido em Suzano, São Paulo.

Dois jovens atiradores mataram estudantes e funcionários, além do tio de um dos assassinos. Depois de algumas horas vieram as notícias de que em outras escolas pelo país houveram brigas, facadas…, a polícia foi chamada, professores assustados, alunos em pânico e o Brasil vê que suas escolas estão correndo risco.

Os pais, quando deixam seus filhos na escola, ficam preocupados com muitas coisas como por exemplo, se eles serão feridos em alguma briga ou massacre, como será a merenda deles e também o ensino, pois as crianças e jovens lidam com a tecnologia o tempo todo, mas no ambiente de aprendizado nem sempre têm computador e Internet à disposição.

Em casa, muitos usam o celular e o computador para jogar, ficar em redes sociais e se divertindo, sem descobrir o quão importante é para a vida deles a rede mundial de computadores.

Em Suzano, a população tenta recomeçar a vida, mas ciente de que terão que aprender a conviver com a dor do passado e a insegurança do futuro, pois as escolas da cidade, em sua maioria, não oferecem a mínima segurança para professores e alunos.

A situação não é diferente no restante do Brasil. Muitas escolas não oferecem merenda, algumas nem tem sala de aula, os alunos vão se adaptando em qualquer espaço em busca do aprendizado.

Neste 15 de março, Dia da Escola, fica o sentimento de que o Brasil tem muito a fazer por suas escolas, mas ninguém sabe quando algo será feito.