Após STF ‘derrubar’ Lava Jato, Procurador admite que Lula poderá ser livre

PUBLICIDADE

Nesta quinta-feira (14), um dos principais nomes da Operação Lava Jato, o Procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, avaliou a decisão do Supremo Tribunal Federal.

Segundo ele, esta decisão pode acabar resultando na anulação da condenação do ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.

Isso porquê, Lula não foi julgado e condenado por crime eleitoral na Lava Jato, mas sim pelo caso do Triplex, localizado no litoral de São Paulo, Guarujá, que supostamente seria dele, e o sítio de Atibaia, ligados à corrupção e lavagem de dinheiro, que competem a Justiça Federal julgá-lo.

Sobre a nova decisão do Supremo Tribunal Federal na noite da última quinta-feira (14), dando poderes a Justiça Eleitoral de julgar os casos de corrupção e lavagem de dinheiro quando ligados a caixa 2 de campanhas, o Procurador foi direto.

Carlos Fernando disse que se o STF mandar tudo para ser julgado pela Justiça Eleitoral, por qual motivo eles não anulariam a condenação do ex-presidente. Pois para o Procurador, a condenação no caso do triplex não envolve somente isso, existe dinheiro de corrupção que foi encaminhado para o Partidos dos Trabalhadores, fazendo com que a questão também seja de competência eleitoral.

Por 6 votos a 5, o STF decidiu que a Justiça Eleitoral poderá investigar casos de corrupção quando simultaneamente envolver caixa 2 de campanha e outros crimes comuns, como lavagem de dinheiro, que até então, são investigados pela Lava Jato.

Marco Aurélio, ministro do STF, disse logo após a votação, que a decisão de levar a Justiça Eleitoral julgamentos de crimes comuns, podem resultar na anulação de condenações.