Conhecida como morfina natural, esta planta tem benefícios analgésicos surpreendentes

PUBLICIDADE

Morfina natural ou alface selvagem como é popularmente reconhecida, a planta é rica em propriedades medicinais e desde a antiguidade é utilizada para aliviar dores musculares, lombares e articulares. A natureza é o maior laboratório do mundo. Inegavelmente, ela esconde muitos benefícios medicinais, e nos últimos tempos, muitos biólogos, cientistas de diversas áreas, naturopatas, dedicam estudos em busca de substancias ocultas nas plantas.

A planta de alface é um das espécies que esconde substancias e propriedades incríveis para o tratamento das dores e alguns naturopatas ousam comparando-a à morfina, tanto é, que a chamam de morfina natural. Isso ocorre pelos benefícios que ela pode trazer no tratamento e alivio das dores.

O curioso, que ela é confundida com frequência com “erva daninha” e quase todos a possuem no quintal, contudo desconhecem seus benefícios.  

Embora pouco difusa, seu extrato, seiva e sementes já são utilizados na confecção de inúmeros remédios, cremes, pomadas homeopáticos e com frequência estão disponíveis para a venda em farmácias de manipulação. No que diz respeito aos seus efeitos colaterais, não existem estudos precisos que confirmem se ela é ou não venenosa e possa fazer mal a saúde. Todavia, ela também é ingrediente de antibióticos e anti-inflamatórios químicos.

Também conhecida como alface silvestre, seus benefícios são muitos. Possui efeito sedativo; pode ser utilizada no controle da ânsia e de inquietação; indicada no tratamento contra insônia; no caso de pessoas estressadas com problemas de má indigestão, ela também é muito eficaz. Ela é indicada em casos de tratamentos e prevenção da asma, bronquite e outros problemas respiratórios.

Ainda é grande aliada contra a cãibras, cólicas intestinais e finalmente no tratamento de inflamações articulares, lombares e musculares. Seus efeitos analgésicos são surpreendentes. 

Importante é nunca consumir nenhum tipo de remédio, seja natural, químico ou caseiro, sem orientação médica, nenhum medicamento deve ser consumido sem a supervisão de um médico. A automedicação pode gerar transtornos incalculáveis.

Como consumir

Um dos meios indicados do consumo da alface selvagem é fazer a infusão com  1 copo de água; 3 folhas de alface silvestre fresca; 3 folhas de hortelã frescas; 1 colher de mel para adoçar. O preparo é bem simples, importante é cozinha as folhas do alface por 15 minutos. Portanto lave e desinfete bem as folhas que devem ser colocadas na água fervendo, elas devem ferver por 15 minutos, depois a infusão é adoçada, coada e servida. Uma dica, as folhas de hortelã são adicionadas 1 minuto antes de desligar o fogo.