FIFA prepara novo Mundial de Clubes que pode acontecer a cada 4 anos

PUBLICIDADE

A Copa Mundial de Clubes ainda é considerada um fracasso para a FIFA, tanto de público, quanto de críticas. Tudo isso porque o torneio leva poucos clubes e somente dois destes são sul-americanos e europeus. No entanto, a intenção é mudar o formato.

Tendo como objetivo formar o Mundial de Clubes como o torneio mais importante de clubes, ultrapassando a Champions League, a FIFA já tem uma proposta e tudo indica que deve mudar. O torneio pode acontecer somente a cada quatro anos. Assim como a Copa do Mundo.

O projeto do novo Mundial de Clubes propõe que pode acontecer um ano antes da Copa do Mundo. Ou seja, a expectativa é que ele deva começar a ser disputado já em 2021. A classificação ainda não foi definida como deverá ser e este formato atual pode ter seu fim em 2020. Em 2019 e 2020 serão os prováveis últimos formatos deste atual Mundial.

Entretanto, para torcedores que acham que será mais difícil conquistar a Taça tão cobiçada, deve analisar que agora o possível novo torneio terá 24 clubes. Assim, deve ser muito mais fácil a classificação. Portanto, algo parecido com as Eliminatórias da Copa do Mundo pode acontecer entre clubes.

A Conmebol, por outro lado, enxerga o Mundial como um grande atrativo para os clubes sul-americanos crescerem sua imagem e apresentou uma proposta de um Mundial anual com 12 clubes. Essa proposta não teve empolgação dos dirigentes da FIFA e logo a confederação sul-americana ‘jogou a toalha’.

A Copa Mundial de Clubes já está quase certa que comece a partir de 2021, com isso este formato atual do Mundial de Clubes terá durado somente 20 anos. Tendo o Corinthians como primeiro campmato atual do Mundial de Clubes terá durado somente 20 anos. Tendo o Corinthians como primeiro campeão, em 2000.