Regra dos cinco segundos: entenda o que a ciência fala sobre o assunto

PUBLICIDADE

Já ouviu falar na ‘regra dos 5 segundos’? Funciona de uma forma muito simples: quando você deixa algum alimento cair no chão, tem cinco segundos para pega-lo e poder continuar comendo. O motivo é por conta da hipótese de que, em 5 segundos, a comida não irá encher de germes que, inclusive, podem acabar fazendo mal à saúde.

Apesar de ser famoso, esse é um dos assuntos que mais causam discórdias entres as pessoas comuns e até mesmo na questão científica. Várias pesquisas e estudos foram realizados para constatar se a ‘regra dos cinco segundos’ é realmente válida.

Infelizmente, várias pesquisas realizadas constataram que não passa de um grande mito. O especialista em germes, Charles Gerba, declarou durante uma entrevista ao site ‘Buzzfeed’, que assim que algum alimento cai no chão, de forma instantânea, os germes são absorvidos.

São dois fatores que irão influenciar se o alimento irá causar mal estar ao ser consumido depois de ter caído no chão. Sendo o primeiro: a superfície e o ambiente, já que existem superfícies capazes de acumular mais germes que outras; e também do fluxo de pessoas no ambiente. E o segundo fator se trata do tipo de comida, quanto mais grudenta, úmida ou gordurosa for a comida, mais germes ela absorverá.

Como a maioria dos germes encontrados no chão são os já existentes em nosso corpo, as chances de você passar mal são mínimas “Mesmo que haja um patogênico, a comida tem de cair em uma parte específica do chão e absorver aquele organismo específico para deixá-lo doente”, assegura Gerba.