Tomar essa popular bebida ajuda as mulheres contra a depressão

PUBLICIDADE

Uma equipe de investigadores da Harvard Medical School, nos Estados Unidos, fez uma pesquisa ao longo de uma década, acompanhando um grupo de mulheres. Foi entre 1996 e 2006 e um trabalho que envolveu 50 mil enfermeiras, chegando a conclusões respeitáveis. Agora, os resultados da pesquisa foram divulgados na revista Archives of Internal Medicine e mostra o efeito do consumo do café por parte das voluntárias que participaram do estudo. 

Beber café com regularidade

Os resultados principais que saíram desse estudo sugerem que as mulheres que bebem café regularmente, ou seja, duas ou mais chávenas de café por dia, têm menos possibilidade de sofrerem com depressão. Por isso, os autores desse estudo acreditam que a cafeína faz bem para o cérebro. No mesmo estudo, ficou ainda revelado que o café descafeinado, ou seja, sem cafeína, não tem o mesmo efeito na química do cérebro. 

No final de toda essa pesquisa, apenas 2600 mulheres tinham ou tiveram, durante esse tempo, sinais depressivos. E entre essas 2600, a maioria tomava pouco ou nenhum café. E mais: as mulheres que bebiam quatro ou mais xícaras de café por dia tinham uma chance 20% menor de ter depressão. 

Outros efeitos do café nas mulheres 

Ainda na mesma pesquisa, saíram outros resultados. As mulheres que tomavam mais café também eram as que mais fumavam, bebiam álcool e frequentavam menos a Igreja ou outros grupos comunitários. Por outro lado, também eram elas as que sofriam menos com excesso de peso, pressão alta ou diabetes. 

No entanto, essa pesquisa não está ainda completamente provada, até porque os investigadores sabem que as pessoas que sofrem com depressão têm menos iniciativa para beber café, até porque um dos efeitos da depressão é dormir mal. Por isso, como a cafeína é um estimulante, muitas pessoas evitam beber café, o que também poderia ter influenciado essa pesquisa. 

Por isso, novas pesquisas serão feitas, sendo que no momento, os investigadores acreditam mesmo que a cafeína pode ser muito boa para o cérebro.