Perdeu bens na enchente? Saiba a forma de reclamar dos prejuízos

PUBLICIDADE

Enchentes são devastadoras para qualquer pessoa, além de destruir os bens materiais, é capaz de destruir famílias inteiras com a perda de um ente querido. Se sua casa, carro, ou algum bem material foi destruído nas chuvas da capital paulista, saiba de que forma você pode recuperar seus bens.

Advogada conta como recuperar os bens

A advogada Maria Inês Dolci, especialista em direito do consumidor, explicou que quem não tem seguro de casa ou de carro, terá que arcar com o prejuízo da tragédia, mas existe a possibilidade de entrar com uma ação contra a prefeitura para tentar algum tipo de indenização pelos danos.

Apesar do processo ser demorado, vale a pena tentar

“É um processo demorado, mas o cidadão precisa lutar pelos seus direitos, já que paga impostos e precisa cobrar as melhorias do poder público. Cabe ao município, por exemplo, a limpeza das bocas de lobo e conservação de galerias”, disse a advogada sobre o caso.

Para o processo ser mais eficaz, é necessário reunir o máximo de provas de que a casa ou bem foi destruído pela enchente. Reúna muitas fotos da casa ou do carro que foi destruído.

No processo, a pessoa deve pedir indenização por danos materiais, além de poder pedir indenização por danos morais devido aos transtornos que possa ter sofrido com a enchente.

Caso seu patrimônio tenha seguro, antes de tomar qualquer medida contra a prefeitura, busque a consultoria de um advogado para se resguardar e não cometer nenhuma precipitação. Seguradoras, geralmente, são obrigadas a cobrir danos por desastres naturais. Uma pessoa pode perder direito ao seguro se assumir o risco eminente.