Alerta aos pais! Morre Rafael, que ficou preso em balanço; veja como prevenir esse acidente

PUBLICIDADE

Foi confirmada no fim da tarde desta segunda-feira (11), a morte do menino Rafael Rodrigues, de 8 anos de idade, vítima de um acidente no quintal de casa. Ele ficou preso pelo pescoço no brinquedo e, segundo relatos de parentes, ele teria ficado 20 minutos enroscado.

Esse caso vale de alerta para os pais que têm balanço em casa e que costumam levar crianças em parques de praças onde existem esses e outros tipos de brinquedos. Outro caso foi de uma menina de 11 anos, da cidade de Montes Claros, que teve a perna transfixada por uma barra de metal.

Inclusive, o Corpo de Bombeiros faz alerta para os pais e, por meio de uma imagem ilustrativa, mostra quais os principais cuidados que os pais devem tomar ao levar seu bem mais precioso nos parquinhos, para que a diversão não se transforme em uma tragédia. Veja a imagem abaixo:

Antes de deixar as crianças no parquinho é essencial que seja feita uma análise visual do local, pois muitas das vezes as más condições são perceptíveis. Como, por exemplo, pontas ou extremidades cortantes ou peças que podem se desprender.

Brinquedos de madeira são ainda mais perigosos, pois eles podem ter lascas que perfuram e são mais propícias a se soltar das peças. Um outro detalhe importante é observar se o chão está oferecendo um tipo de amortecimento.

Caso ocorra qualquer tipo de acidente, primeiramente é necessário manter a calma e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Procure não fazer nenhum procedimento sozinho, como tirar peças que foram transfixadas no corpo, ou recolocar o braço no lugar, somente se isso for recomendado pela equipe de resgate. Caso contrário, a situação pode ser ainda pior.