Saiba porque esta casa de 95 anos tem mais tecnologia do que o prédio do Google

PUBLICIDADE

Uma casa discreta de três andares localizada na cidade de Cambridge, em Massachusetts, nos Estados Unidos, tem mais tecnologia do que o prédio do Google e isso é incrível já que o imóvel na Summer Road foi construída há 95 anos.

Em um primeiro momento, a casa não chama a atenção como o prédio da gigante de tecnologia ou de qualquer outra empresa mais moderninha, inclusive algumas no Brasil, mas o que está por dentro surpreende.

A tecnologia de engenharia e arquitetônica é muito grande local. O imóvel possui 285 sensores instalados. Juntos, eles monitoram 17 milhões de pontos de dados por dia. A casa tem 4.600 metros quadrados e foi construída em 1924.

Atualmente, Ali Malkawi, professor de Arquitetura de Harvard, realiza experimentos na casa. Ele é diretor do Centro de Cidades e Edifícios Verdes do Campus. De acordo com o professor, transformar prédios antigos em estruturas energéticas eficientes serão cada vez mais importantes enquanto as alterações climáticas continuarem a ocorrer.

A residência de Cambridge é chamada de House Zero. Ela possui zero emissões de carbono e requer praticamente zero uso de eletricidade de rede para resfriamento e aquecimento. A reforça de um ano pela qual passou fez com que a casa reduzisse 90% dos gastos energéticos que teria normalmente.

As janelas e a claraboias desta residência são maiores do que normal. Isso possibilita melhor captação de luz natural durante o dia e noite. Sensores abrem e fecham as janelas e detectam teor de CO2 no ambiente.

Além disso, detectores identificam quais os cômodos que precisam de mais aquecimento ou resfriamento. Jeans azuis são usados como isolamento térmico. Com isso, a temperatura é amena em qualquer estação do ano.

A casa não precisa de ar-condicionado e isso é um grande ganho já que este equipamento é um dos grandes causadores do efeito estufa e consome 30% da energia mundial.